PSD/Porto reuniu com Administração Regional de Saúde do Norte

Porto, 17 de março de 2015 - O Grupo Parlamentar do PSD do Porto, liderado por Virgílio Macedo, reuniu segunda-feira, 16 de abril, com o Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) com o intuito de avaliar dossiers pendentes do distrito, em matéria de saúde.
O presidente da ARS-Norte, Álvaro Almeida, anunciou ao grupo de deputados social-democratas, o lançamento de novos concursos, a partir de abril, para a contratação de 70 a 80 médicos de família como resposta às necessidades assinaladas no Baixo Tâmega. De acordo com as informações do Conselho Diretivo da ARS-Norte, estão em negociação novos protocolos com as Misericórdias de Felgueiras e Marco de Canaveses –  que consideram a possibilidade do alargamento de serviços, nomeadamente de consultas e pequenas cirurgias.
Na reunião foi ainda comunicado ao Grupo Parlamentar do PSD/Porto que foram já lançadas as obras para a abertura de dois novos centros de saúde no distrito, um na Batalha, no Porto, e o segundo em Vilar de Andorinho, Vila Nova de Gaia. Foi também referido que, a curto prazo, será iniciado o processo de reconstrução do Centro de Saúde de S. Martinho do Bougado, na Trofa.
Os deputados social-democratas questionaram ainda a Administração Regional de Saúde do Norte, sobre o atraso na abertura da Unidade de Saúde Familiar (USF) de S. Martinho do Campo, em Santo Tirso.
O presidente da ARS-Norte esclareceu que, desde o dia 09 de fevereiro que a Câmara Municipal de Santo Tirso tem uma proposta de protocolo para analisar e para posteriormente ser assinado entre as duas entidades, para que a USF seja aberta à população.
De acordo com informações prestadas pela ARS-Norte ao Grupo Parlamentar do PSD/Porto, liderado por Virgílio Macedo, “cerca de 96% do utentes do distrito tem médico de família, o que é uma média muito superior à média nacional”.